domingo, 11 de agosto de 2013

Impressões sobre a torcida do Botafogo

Eu sou torcedor do Botafogo e vocês sabem disso, então não é mistério nenhum que eu escolha este tema para o post, em especial para o dia que o Botafogo completa 109 anos. Sinceramente, eu gostaria que a torcida do Botafogo entrasse em um acordo do que realmente acha do time. Se o time vence, o comentário é o seguinte:

"Seedorf arrebentou com o jogo. E o Lodeiro? Que raça! Quando a situação apertou o Jefferson, com Dória e Bolívar estavam lá formando a melhor defesa do Brasil. E antes deles, o Gabriel com o Marcelo Mattos segurando tudo. O Rafael Marques com o Elias? Cada vez mais desencantando! E os garotos Gilberto e Vitinho? São bola, hein! Vão longe! E o Júlio César, faz bem o papel dele! Enfim, é isso! O Botafogo tem tudo para ser campeão este ano! Vamos Fogão!"

E aí, o Botafogo empata duas seguidas. Percebam que eu disse "empata" e não "perde". A partir deste momento o comentário deixa de exaltar jogador por jogador e, ao menos, é de apenas uma linha:

"Não temos elenco nem para ficar no G4."

Galera alvinegra, vocês precisam decidir. Afinal, o time é bom ou é ruim? Ok, sabemos que o filme de começar o campeonato bem, cair de produção e terminar no meio da tabela é repetido, bastante até, diante de nossos olhos. No entanto, acredito que é hora da torcida do Botafogo esquecer os traumas do passado, apontar o nariz para frente e ir com tudo. Vamos lotar o Maracanã, o mané Garrincha ou onde quer que o Botafogo jogue.

Nós torcedores do Botafogo precisamos de uma vez por todas exorcizar esses traumas de ficar no quase. E digo mais, acho que devemos exorcizar fantasmas como Garrincha, Túlio Maravilha, Maurício e tantos outros. Esqueçam o passado da gente. Provavelmente nunca conseguiremos times tão constantes como os de antigamente, assim como nenhum outro time consegue. O futebol ganhou uma efemeridade que faz com que nenhum time consiga esse nível de excelência que víamos no passado, onde as coisas eram mais duradouras e o trabalho tinha tempo para dar certo.

Nós estamos levando praticamente o mesmo time do ano passado, e temos um corpo já, coisa que a maioria dos times da Série A não têm. E afinal, se não temos elenco, quem tem? O Corinthians? Concordo que o time deles está junto a mais tempo, mas e daí. Isso não é motivo para desacreditarmos.

Exorcizemos as glórias e os traumas que qualquer passado, longínquo ou recente possa nos trazer e vamos pensar no futuro. Eu vos digo, caros alvinegros: eu, Bruno Saldanha, acredito na conquista da Tríplice Coroa 2013.

E, diga-se de passagem, danem-se os rivais. Não estamos torcendo para ficar arrotando título na cara de ninguém. Nos vamos ganhar porque nós queremos viver esta alegria com o time que nós tanto amamos, e abraçar os jogadores nas conquistas que estão por vir.

Porra!

2 comentários:

  1. Botafoguense que se preza nunca deixa de acreditar no time, mas sempre com a desconfiança de que pode dar merda...

    ResponderExcluir
  2. Vamos meu Glorioso, eu Acredito no ano 13, vai ser difícil, como sempre, mas vai dar tudo certinho

    ResponderExcluir